Adrielle Mont Serrat Bertolino*
Na hora de escolher o seu modelo de negócios, o empreendedor se depara com uma vasta gama de possibilidades. Uma dessas opções é a de investir no modelo franchising (em português, franquia). Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no terceiro trimestre de 2022, o número de operações deste modelo no país alcançou o número de 179.3561. Isso demonstra a sua relevância e o interesse dos empresários nessa modalidade de negócio.
Com isso, a escolha pelo modelo de franquias ou outra opção empreendedor é uma decisão crucial para o empresário, pois ela estabelecerá a estratégia a ser seguida, bem como trará consigo benefícios e desafios a serem superados. Neste artigo, serão abordados brevemente os aspectos que devem ser ponderados, bem como as nuances e particularidades desse mercado em amplo crescimento.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 60% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos.2 Alguns fatores são os principais responsáveis por viabilizar o êxito de um empreendimento, como: a análise aprofundada do mercado no qual o negócio irá se inserir, o planejamento financeiro e estratégico, além de uma equipe preparada para atender as expectativas dos clientes. Assim, uma das maiores vantagens ao se optar pela abertura de uma franquia é justamente apostar em um modelo de negócios que já foi testado e validado, diminuindo, assim, as chances de insucesso do empreendimento.
A partir de pesquisa realizada nos sites de algumas franquias do setor de alimentação, em que foram levadas em consideração características internas desejáveis para o perfil do franqueado, chegou-se à conclusão de que, entre os atributos ideais para um franqueado, estão: o empreendedorismo, a atitude perante o risco e a liderança3.
Além disso, ao optar pela abertura de uma franquia, atualmente no mercado existem diversas possibilidades de atuação. Desde o ramo alimentício até o setor de educação, serviços e negócios digitais, ou seja, são infinitas as opções para investimento. Por isso, deve-se avaliar qual o modelo e estrutura que o empreendedor mais se identifica, objetivando o alinhamento de expectativas em relação ao dia a dia das operações. Tudo isso, contudo, não pode ser feito sem levar em consideração um ponto de relevância central: localização. No caso de unidades de franquia que envolvem a abertura de sedes físicas – notadamente aquelas com áreas territoriais predefinidas -, o interessado na franquia precisa estudar o perfil da região a fim de verificar se aquele produto/serviço tem aderência com aquele público. Ignorar esse passo pode ser a origem de uma grande dor de cabeça.
Em análise do mercado pela ABF em 2022, ilustrada no gráfico abaixo, o setor de Turismo, seguido do Food-Services (serviços alimentícios) e da Saúde, Beleza e Bem-Estar foram os que apresentaram o maior crescimento em relação ao ano anterior (2021).
4Tabela retirada da Pesquisa de Desempenho do 3º trimestre de 2022 da ABF.
A partir do gráfico acima, percebe-se que uma vasta parcela do mercado é atendida pelo modelo franchising de negócios, o qual, em sua grande maioria, obteve crescimento no número de unidades entre 2021 e 2022. Dessa forma, uma das maiores vantagens que levam à escolha deste modelo é justamente a diminuição do risco de fracasso, tendo em vista que a combinação da força da marca já consolidada, um modelo de negócios estruturado, validado e replicável e com um público-alvo definido e cativo são elementos componentes de uma jornada empreendedora muito mais próxima do sucesso.
Entretanto, para além dos aspectos benéficos, existem também desafios que exigem atenção e esforços para serem superados, viabilizando, assim, o sucesso do investimento. O primeiro ponto é o fato de que, nesta escolha, o empreendedor não será dono de um negócio de sua autoria, mas sim possuirá a licença de abrir mais uma unidade de um modelo já existente. Com isso, deverá adequar-se e seguir padrões estabelecidos pela franqueadora, como vitrine e identidade visual das unidades, política de preços e descontos, além de estar vinculado à compra de insumos de fornecedores específicos homologados e previamente escolhidos pela franqueadora, o que dificulta aumentos de margens de lucro, por exemplo. Dessa forma, se o objetivo é inovar e trazer diferentes propostas pro mercado, talvez, o franchising não seja o melhor caminho, uma vez que não há margem para construção de novos produtos ou diversificação do portfólio. Obviamente, cabe referir que um franqueador interessado num relacionamento colaborativo e aberto com seus franqueados sempre estará aberto a sugestões e trocas de experiências práticas com seus franqueados, de modo a, inclusive, absorver no modelo inovações idealizadas por esses franqueados, corroborando-se, pois, a natureza de parceiros de negócio que são.
Sob um outro prisma, o franqueado também irá enfrentar diversos desafios relacionados à cláusula de não concorrência presente nos contratos de franquia, a qual procura justamente proteger o know-how amealhado pelo franqueador e compartilhado com o franqueado e impedir que esse compartilhamento feito de boa-fé seja ensejador de uma concorrência desigual com o franqueador e com os demais franqueados da rede. Em sua maioria – se não na totalidade dos casos -, os contratos de franquia contemplam previsão de vedação ao exercício pelo ex-franqueado de operações similares à da franquia, justamente para evitar que seja feita uma “cópia” de todo o business, e, possivelmente, o enfraquecimento da identidade do negócio e a ruína da rede como um todo.
Tendo como base os pontos positivos e negativos aqui expostos, mostra-se imprescindível por parte do empreendedor a realização de uma análise abrangente, incluindo tanto um exame crítico de si mesmo como empreendedor e das possibilidades reais da rede de franchising na qual tem interesse em aderir, com o objetivo de enxergar se, de fato, o dia a dia de uma unidade de franquia se mostra compatível com as suas expectativas. O mercado de franquias vem sendo objeto de sucessivas expansões, porém, para o alcance de resultados satisfatórios, é necessário percorrer todos os passos necessários para corretamente aproveitar as vantagens e gerir os desafios, ambos inerentes a esta estratégia de negócios.
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1 Associação Brasileira de Franchising. Pesquisa de Desempenho 3º trimestre 2022. Disponível em: https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Apresentacao_Resultados_Desempenho_ABF_Site.pdf. Acesso em 25 jan 2023.
2 VIANA, Flavia. A falta de planejamento é um dos vilões da mortalidade das empresas no Brasil. Disponível em: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/a-falta-de-planejamento-e-um-dos-viloes-da-mortalidade-das-empresas-no-brasil. Acesso em 25 jan 2023.
3 SOUZA, Gabriel Camargo de. LOURENZANI, Ana Elisa Bressan Smith. A importância do perfil do franqueado para o sucesso das franquias: uma análise da capacidade empreendedora. Disponível em: https://bit.ly/3Ye9NnH Acesso em 26 jan 2023.
4 Associação Brasileira de Franchising. Pesquisa de Desempenho 3º trimestre 2022. Disponível em: https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Apresentacao_Resultados_Desempenho_ABF_Site.pdf. Acesso em 25 jan 2023.
*Adrielle Mont Serrat Bertolino, Estudante de Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), estagiária do Caputo Advogados Associados, assessoria empresarial especializada em startups e estúdios de games; Membra do Grupo de Estudos em Agronegócios da PUC Minas. www.caputoduarte.com.br