*Rafael Duarte
O QUE SÃO KPI’S?
Na publicação de hoje, vamos abordar a figura dos KPIs – Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Desempenho -, com o propósito primordial de demonstrar como essa fundamental ferramenta pode ser o fiel da balança no sucesso da sua startup, caso seja corretamente adotada e acompanhada ao longo do tempo.
Trata-se de uma ferramenta de gestão e análise, cuja intenção central é conferir ao empreendedor uma visão panorâmica do seu negócio e da eficácia de seus processos e objetivos.1 Para se chegar nos KPIs em espécie – que também serão analisados neste guia prático -, é preciso coletar dados de forma inteligente, organizando-os de modo a assegurar que não sejam angariados de forma estéril e inócua. Isso é importante porque todo KPI provém de métricas, que são informações quantitativas (ex.: volume de vendas, número de acessos, valor gasto em tráfego pago etc.), assim, a coleta de forma desorganizada tornaria os KPIs incapazes de produzir o efeito pretendido.
O segredo do KPI reside em, justamente, cruzar toda essa miscelânea de dados, visando a evidenciar o desempenho de cada segmento da empresa e oferecendo números e porcentagens que simplifiquem a leitura.2
QUAL É A UTILIDADE DE KPI’S PARA STARTUPS? POR QUE EU DEVO, ENTÃO, ADOTÁ-LOS NO DIA A DIA?
Sabendo o que são, enfim, os KPIs, a pergunta imediata é: por que isso é relevante para o meu negócio ou por que eu deveria trazer isso para a gestão da minha empresa? O ponto de partida para responder a esse questionamento está no fato de que toda empresa possui pontos fortes e fracos, e esses podem ser verificados de modo evidente ou – muito frequentemente – exigindo maior aprofundamento e estudo. A maneira mais proveitosa de se oportunizar que se tome conhecimento de referidas fraquezas e trunfos está na coleta e averiguação de números. Tais números estarão organizados, compilados e legíveis nos KPIs. Daí que surge a grande e incontroversa relevância desses indicadores de performance empresarial.
Ter conhecimento sobre seus pontos fortes e fracos permite que a empresa passe a adotar providências que sejam com eles condizentes, uma vez que pontos fortes devem ser explorados e pontos fracos devem ser corrigidos/aprimorados.3 Essa orientação perpassa todo o processo de entendimento dos indicadores, contemplando a necessidade de conjugar “informação” e “ação”; os KPIs oferecem a informação estruturada, mas é preciso tomar uma atitude a partir dela, sob risco de compilar dados apenas para vaidade ou “esporte”.
Da mesma forma, tomar ações sem informações é submeter o futuro da sua startup a uma esfera de aleatoriedade maior do que os riscos do empreendedorismo já a submetem. Qualquer das opções é nada recomendável. “Informação” e “ação” sempre devem andar juntos, de modo indissociável.
Tendo isso em mente, acompanhar indicadores – e tomar providências a partir deles – é um passo fundamental para o sucesso da jornada empreendedora. Como ilustração dessa ideia, a pesquisa Content Trends, realizada em 2017 pela Rock Content, apurou que 78,1% de empresas que focam em KPIs se identificam como bem-sucedidas, ao passo que, quando esse controle é descartado, esse percentual despenca para 25,2%. 4
KPIs podem ser facilmente percebidos, portanto, como uma espécie de bússola, que vai servir para guiar a startup para o caminho que seus gestores entendem correto conduzi-la.5 Sem essa bússola, a sua empresa pode, muito facilmente, ficar à deriva, sujeita exclusivamente ao sabor do vento, sem que você consiga exercer influência real sobre o que virá pela frente.
Nossa intenção aqui, então, é mostrar como você pode assumir um papel de protagonismo nesse ponto e não aceitar ser um mero coadjuvante no roteiro de sua empresa.
PRINCIPAIS KPI’S PARA STARTUPS
Agora que você já está familiarizado com todos os detalhes mais gerais sobre os KPIs, vamos passar para a indicação dos indicadores mais comuns de serem adotados no mercado, com algumas orientações práticas de como calculá-los, bem como algumas particularidades que vão sempre nortear a decisão sobre adotar referido indicador para o seu negócio ou não, a depender de ele não ser apropriado ou útil para medir o desempenho do seu empreendimento.
a) CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
O CAC, de modo bastante direto, é o dinheiro gasto em vendas, marketing (equipe de profissionais e tráfego pago) e que tenha resultado na aquisição de um novo cliente. Lembre-se de que o cálculo precisa ser realista, para evitar que conclusões precipitadas ou ilusórias sejam extraídas. Por isso, é preciso introduzir nessa apuração diversos gastos que sejam adotados para essa finalidade (adquirir clientes), como: “profissionais de Marketing, Vendas, campanhas (Google Adwords ou Facebook Ads, por exemplo) e softwares para gerir essa operação.”6
Quanto à sua utilidade para o gerenciamento da empresa, o CAC serve para apurar a eficiência dos esforços empreendidos na busca por novos clientes, devendo sempre ser buscado o CAC menor possível.7
Para fins de exemplificação, imagine que uma empresa investiu, em determinado mês, R$ 10.000,00 em Facebook Ads e criação de uma landing page com uma agência de marketing externa. Como resultado desse investimento, obteve 26 novos clientes, de modo que o CAC foi igual a R$ 384,62.
Um disclaimer que precisa ser feito desde já e que repetiremos logo após: nenhum indicador deve ser analisado isoladamente. No exemplo acima, descobrir que o custo de aquisição de um novo cliente foi R$ 384,62 não explica todo o cenário. Para apurar a real salubridade e eficiência das medidas de marketing da empresa naquele mês, é preciso conjugar esse número com, por exemplo, o ticket médio dos 26 novos clientes que foram captados (caso contratem serviços/produtos de valores distintos).
b) LTV (Lifetime Value)
O LTV consiste na receita líquida média auferida durante a vida estimada de relacionamento da sua empresa com o cliente. Simplificando: quanto um cliente, em média, gasta durante o tempo em que vocês seguem se relacionando, e ele gerando receita para você.8
Como ressaltamos no item “a” acima (sobre o CAC), ganha-se mais um exemplo concreto de como a análise isolada de um KPI é totalmente inviável caso se queira tomar decisões assertivas. No caso do LTV, a sua comparação com o CAC é providência básica, uma vez que o LTV deve sempre ser superior ao CAC.
Se não for o caso, e o LTV estiver sendo inferior ao CAC, o seu negócio não se sustenta: você estará gastando mais dinheiro para adquirir um novo cliente do que esse cliente vai gerar de receita para você. Nenhum negócio pode prescindir de sustentabilidade, e essa noção comparativa vai auxiliar a empresa a ter uma visão clara sobre que medidas adotar para fazer subir o LTV e reduzir o CAC.
Quanto à forma de cálculo, o LTV deve ser entendido como o retorno econômico médio de seus clientes dentro de determinado período. Novamente, é preciso coletar essas informações e analisar seu portfólio de produtos/serviços e entender quais estão oferecendo o maior retorno e assegurando um LTV maior com seus clientes, uma vez que um cliente já captado gerará só receita e não gerará custo de captação. Daí vem a máxima de que é sempre mais vantajoso economicamente fidelizar um cliente já captado do que ter de correr atrás de um novo cliente.9
c) DAUs (Daily Active Users) e MAUs (Monthly Active Users)
Esses indicadores consistem na apuração do número de usuários ativos diários (DAUs) ou mensais (MAUs). Embora não se trate de um indicador aplicável a todo modelo de negócios, pode ser muito importante para modelos B2C, SaaS com modelos freemium (pela expectativa de que esses usuários eventualmente façam o upgrade e gerem receita), marketplaces e aplicativos adbased (o tempo de uso influencia e muito no retorno econômico dos anúncios contratados para circular na aplicação).10
O propósito da conjugação da análise do número de usuários ativos diários e mensais é a clareza de que, sobrepondo-se esses dados, é possível verificar se houve evolução ou involução nesses resultados, para poder, então, estudar os motivos que causaram esse fluxo (positivo ou negativo), tomando decisões devidamente informadas.
d) Churn Rate e Taxa de Retenção
Não basta adquirir novos clientes; é preciso mantê-los e, preferencialmente, pelo maior tempo possível (aumentando o seu LTV, por via de consequência). É nesse espaço em que se insere o Churn Rate, que mede a taxa de perda de clientes em determinado lapso temporal.11 Ele serve, portanto, para calcular qual o percentual de clientes que foram perdidos nesse período, demonstrando, simultaneamente, uma noção do quanto a sua solução está se provando para o seu público-alvo.12
Todavia, um erro a ser evitado é acreditar que existe um critério uniforme para inserção de um cliente dentro da estatística de clientes perdidos. Por exemplo, para um modelo SaaS, ele será inserido na taxa assim que cancelar a assinatura. Por outro lado, no caso de um e-commerce, são inseridos nessa base os clientes que não tiverem feito uma compra dentro de um prazo médio em favor da empresa (ex.: nos últimos 90 ou 120 dias). 13
Ao mesmo tempo em que se descobre o Churn Rate, toma-se conhecimento da Taxa de Retenção. Isso porque os dois, somados, totalizarão 100%; o percentual de clientes que você não perdeu são, por conseguinte, clientes que se mantêm na sua base. E uma Taxa de Retenção alta é sinal claramente positivo de um produto/serviço que está produzindo engajamento e fidelização, aumentando as chances não apenas de seguir aumentando seu LTV como reduzir o seu CAC (porque indicações ocorrerão e esses novos clientes indicados virão sem custos adicionais)14.
e) MRR (Monthly Recurring Revenue) e ARR (Annual Recurring Revenue)
Indicadores que, assim como os DAUs e MAUs, possuem o mesmo conteúdo, divididos apenas pela periodicidade de análise (mensal ou anual). São muito importantes para modelos que oferecem serviços em planos, normalmente modelos de assinatura. Exemplos que logo vêm à mente são serviços de streamings (Netflix, Amazon Prime Video, Star+ etc.), empresas de SaaS (Software as a Service) e até academias.15
O cuidado primordial a ser adotado para o fim de evitar que essa métrica seja coletada e analisada de modo equivocado é ser preciso e sincero quanto a quais receitas efetivamente o integrarão. Isso porque, dado o caráter necessariamente “recorrente”, empresas que oferecerem serviços/produtos de modo recorrente e avulso/intermitente, só podem compilar as receitas que decorram da recorrência. Isto é, serviços únicos (ex.: consultoria) não entram nessa conta, assim como pagamentos adiantados, pois gerarão distorções sobre os números, dando a entender que a empresa está melhor do que realmente está.16 Você estará mentindo para si mesmo, em detrimento de uma correta leitura dos dados e uma futura tomada de decisão acertada.17
Entretanto, caso o cliente deseje fazer o pagamento à vista de um serviço recorrente ao longo de meses, esses dados integrarão a base do indicador, mas com os necessários ajustes. Como exemplo, caso seja feito o pagamento à vista de 6 meses de um serviços mensal de R$ 100,00 por R$ 600,00, você deverá lançar o adicional de R$ 100,00 no MRR pelos próximos 6 meses.18
Por fim, quanto à forma de cálculo do MRR, imagine uma startup com 2300 clientes ativos com uma assinatura mensal de R$ 120,00. Nesse caso, o MRR será de R$ 276.000,00.
f) NPS (Net Promoter Score)
O NPS visa apurar o grau de satisfação que os seus clientes estão apresentando em relação à sua solução. A forma de fazê-lo é através de uma simples pergunta: “qual a probabilidade de indicar a nossa solução para um amigo ou colega de trabalho?”
Para responder à questão, o entrevistado deverá indicar um número, situado entre 0 e 10, subdividindo aqueles que responderem entre clientes detratores (respostas de 0 a 6), neutros (7 ou 8) e promotores (9 ou 10).19 O detrator é aquele que teve experiências ruins com a marca e a tendência é que venham a falar mal dela. Os neutros adquirem a solução, mas, por não estarem realmente satisfeitos, podem migrar para a concorrência. Por fim, os promotores, por estarem satisfeitos com o que estão recebendo, tornam-se não apenas clientes fiéis, como passam a virar advogados da marca, propagando-a.20
Quanto à forma de cálculo, desconsideram-se os votos neutros, fazem-se o somatório dos votos dos promotores, para, então, subtrair os votos dos detratores.21
g) Cash Burn Rate
Essa medida é bastante objetiva: trata-se da quantidade de dinheiro que a startup está consumindo mensalmente, justificando o nome dado (algo como “taxa de queima de dinheiro”).22
O propósito aqui é conjugar essa informação com o Runway – que será visto logo após -, tendo em vista que essa taxa permitirá olhar para o futuro e entender se a gestão que está sendo adotada no presente será suficiente para mantê-la operando ou se o dinheiro será gasto na sua integralidade, exceto se vier uma nova rodada de investimentos.
h) Runway
O Runway é o tempo que a empresa dispõe até que, enfim, “raspe o seu caixa” – calculado em meses -, adotando-se a premissa de que suas receitas e despesas atuais seguirão constantes.23 Esse é um indicador muito trabalhado durante rodadas de investimento, uma vez que servirão para nortear o tempo que a startup terá à sua disposição para sobreviver até que haja uma nova captação.
Isto é, o Runway é importante na fase pré-captação – visa a verificar quão bem a empresa está sendo gerenciada (ex: uma empresa que está buscando novos recursos faltando 6 meses de Runway pode ser um mau presságio) -, bem como durante a rodada, para definição do cheque – com o intento de assegurar que os recursos captados confiram para a startup um tempo suficiente de respiro e realização de investimentos para que veja, enfim, resultados.
Por conta desses fatores, é comum que investidores não aceitem fazer aportes com um business plan que preveja Runway inferior a 12-18 meses. Se essa previsão for muito curta, por outro lado, os empreendedores poderão passar a tomar decisões apressadas e motivadas pelo medo ou desespero de a empresa quebrar logo em seguida, sem a liberdade de experimentação e a criatividade necessárias para o sucesso de uma empresa inovativa.
Como se não bastasse o fator acima indicado, um empreendedor que faz uma rodada agora, mas que fica submetido a um Runway de apenas meses, terá de concentrar suas atenções para fazer uma captação, deixando, assim, de concentrar suas atenções no que realmente importa: ser o CEO e gerir a empresa, fazendo-a prosperar com cada vez mais clientes (o dinheiro que lhe dará efetiva sustentabilidade).
Por fim, quanto à forma de cálculo, a ideia é bastante simples: divide-se a posição de caixa atual disponível pela taxa de queima mensal (cash burn rate) atual.24
i) Taxa de Conversão
Em que pese o objetivo final sempre seja, por óbvio, a contratação final do produto/serviço pelo seu cliente, não se pode negar que outras informações são importantes para sinalizar estreitamento do funil e aumento da probabilidade de futuros fechamentos (ex.: inscrição em newsletter, download de materiais gratuitos ou adicionar o produto ao carrinho). Isso faz com que a taxa de conversão de visitantes para clientes seja apurada não apenas com as vendas, mas também com leads e outros objetivos tidos como importantes para o projeto de expansão da empresa.25
Para o seu cálculo, tem-se que: “Taxa de conversão = número total de usuários realizando uma atividade (por exemplo, vendas) / número total de visitantes.”26
REQUISITOS PARA ESCOLHER BONS KPI’S PARA O SEU NEGÓCIO E A NECESSIDADE DE ANÁLISE CONJUNTA
Entender os diferentes KPIs disponíveis para serem adotados pelo seu negócio é como compreender todas as ferramentas que você tem à disposição na sua caixa de ferramentas. O objetivo visado é o que determinará a utilidade prática dessas ferramentas para você (e não genericamente). Se você precisa pendurar um quadro na parede, um prego e um martelo são as ferramentas necessárias, ao passo que uma chave inglesa não exercerá qualquer fruição.
No caso dos KPIs – como ferramentas que são -, o simples fato de estarem ao alcance de sua mão não acarreta a imediata resolução de problemas ou a melhoria de seus resultados; é preciso sempre estar de olho nos objetivos da startup e, então, usar as métricas adequadas para chegar lá.
Logo, para que o KPI seja verdadeiramente útil, ele precisa: (i) alinhar-se com os objetivos do negócio; (ii) comunicar os resultados de forma clara; e (iii) ser compreendido por todos. É seguro concluir, pois, que um KPI genérico ou irrelevante para o seu modelo de negócios deve ser prontamente desconsiderado, ainda que você, abstratamente, ache-o interessante.27 Fuja de métricas de vaidade.
Um exemplo ilustrativo é o caso de uma startup modelo SaaS, que precisa usar um KPI para acompanhar o número de usuários ativos na plataforma (DAUs ou MAUs); esse mesmo indicador – fundamental para esse modelo – seria completamente inútil para uma indústria tradicional de móveis sob medida.28
Um método bastante utilizado para definição de indicadores úteis para o desenvolvimento das startups é o SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-Bound):
Specific (Específico): indicadores específicos, claros e detalhados;
Measurable (Mensurável): indicadores que podem ser traduzidos em números, interpretados e manipulados;
Attainable (Alcançável): indicadores baseados em objetivos realistas e atingíveis;
Relevant (Relevante): indicadores relevantes para a realidade atual e futura da empresa;
Time-Bound (Temporizável): indicadores que podem ser situados no tempo e medidos conforme o período.29
Adotadas essas cautelas para a escolha de quais indicadores acompanhar, outro ponto sensível é assegurar que as leituras sejam feitas conjuntamente entre indicadores, evitando interpretações isoladas e potencialmente condutoras de conclusões equivocadas ou insuficientes para que seja extraída uma visão mais completa do desempenho de sua empresa.
Nesse sentido, dois exemplos se destacam: a) CAC x LTV; e b) Runway x Burn Rate.
No caso do CAC e LTV, a orientação é bem direta: medidas devem ser sempre empreendidas visando a fazer com que o LTV se sobreponha com sobras sobre o CAC, pois servirá como forte indicador de um negócio escalável e rentável. a) Redução do CAC → estratégias de marketing que se provaram mais proveitosas devem receber prioridade (descartando as que pouco geraram de retorno); e b) Aumento do LTV → providências para aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes já captados, incrementando sua vida útil para a empresa, com maior aquisição de produtos/serviços.
No caso do Runway e Burn Rate, a sua conexão é umbilical, dado que o Burn Rate compõe a própria fórmula de cálculo do Runway. Assim, se ambos forem saudáveis, pode-se concluir que a empresa está gerenciando corretamente os recursos financeiros, tendo potencial para se manter operando sem precisar de novas captações30.
ERROS MAIS COMUNS NA ESCOLHA E NO ACOMPANHAMENTO DE KPI’S
Apontados os motivos para que você passe a adotar os KPIs – ou, caso já utilize, dedique mais tempo na sua estruturação e acompanhamento -, além das diferentes espécies de KPIs mais utilizadas no mercado e os requisitos para que sejam feitas escolhas inteligentes e assertivas para a condução do seu negócio, algumas advertências precisam ser feitas, visando a evitar erros bastante recorrentes.
Dentre os principais equívocos passíveis de serem cometidos pela empresa na escolha e gerenciamento de indicadores de performance, destacam-se:
a) adotar KPIs desconectados com o perfil do negócio e objetivos visados;
b) usar KPIs em demasia, perdendo o controle sobre a quantidade de dados que estão sendo geridos e, em essência, “perdendo-se” no meio de tanta informação;
c) compilar todos os dados, tomando conhecimento dos resultados evidenciados nos KPIs, mas não tomar nenhuma decisão a partir deles em termos de reformulação de produtos/serviços ou gestão interna da empresa (controlar “para bonito”)31 32.
São apenas exemplos de erros comuns – e muitas vezes até atrativos e fáceis de serem cometidos -, mas que, caso você consiga tê-los sempre em mente para fugir de sua ocorrência, isso, por si só, já vai acelerar e muito os retornos favoráveis de escolhas e acompanhamentos acertados de KPIs, cruciais ao futuro saudável e sustentável de sua empresa.
CONCLUSÃO
Na publicação de hoje, analisamos os KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) e como eles podem ser o fiel da balança entre empresas bem organizadas (e bem sucedidas) e empresas desorganizadas que tomam decisões baseadas em achismos e pressuposições sem os dados necessários.
Todo processo de tomada de decisão deve, necessariamente, ser antecedido de coleta de dados. Dados coletados e devidamente organizados e contextualizados consolidam-se como informação, a qual fornece ao tomador de decisão elementos sólidos para escolher o trajeto correto a ser trilhado.33 Esse conjunto de fatores é o que faz com que seja tão adequado definir os KPIs como uma bússola a guiar o percurso da startup.
Escolher indicadores que estejam adaptados ao perfil da sua empresa e aos objetivos almejados para o futuro é igualmente indispensável, pois dedicar profissionais para coletar e interpretar dados desalinhados ao seu negócio pode ser até mais prejudicial do que ignorar a existência de KPIs. Portanto, cuidado na escolha e no acompanhamento dos indicadores.
A partir disso, conclui-se que o acompanhamento dos indicadores é reconhecidamente um fator distintivo não apenas no sucesso diário de empresas – inovadoras ou tradicionais -, como também em rodadas de investimento, pois trará elementos importantes para serem analisados por potenciais interessados em fazer tais aportes, tomando conhecimento do grau de profissionalismo e otimização gerencial que está sendo adotado. Naturalmente, trata-se de medida sempre valorizada.
Contar com um suporte jurídico que lhe ofereça o amparo jurídico e os esclarecimentos necessários para tomar as decisões que caibam a partir das conclusões extraídas da análise dos KPIs possui o mesmo grau de relevância. É nesse momento em que estar acompanhado por uma equipe de profissionais especializada e que conhece o ecossistema de inovações pode fazer toda a diferença, uma vez que você poderá contar com profissionais não apenas versados na área jurídica, mas também familiarizados com todas as demais questões relativas ao universo da inovação.
Caso você tenha interesse em mais conteúdos como o de hoje, fique conectado no site e nas redes sociais da Caputo Advogados, em que sempre entregamos conteúdo atualizado e detalhado sobre startups, inovação e empreendedorismo.
*Rafael Duarte – Advogado, sócio do escritório Caputo Advogados, com atuação especializada em Startups, Studios de Games e Empresas de Base Tecnológica. Pós-graduando em Direito Digital e Proteção de Dados; Pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul; Pós-graduado em Direito Negocial Imobiliário pela Escola Brasileira de Direito; Pós-Graduado em Direito Imobiliário pela Faculdade Legale/SP; Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Legale/SP; Mentor em programas de empreendedorismo e desenvolvimento de negócios inovadores, tais como InovAtiva Brasil, START (SEBRAE), entre outros; Diretor da Associação Gaúcha de Direito Imobiliário Empresarial (AGADIE); Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RS e Membro da Comissão de Direito Sucessório do IBDFAM/RS.
1O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
2Guia dos KPIs em startups: como planejar, avaliar e apresentar seus indicadores. Comece com o Pé Direito, 2023. Disponível em: https://www.comececomopedireito.com.br/blog/kpis-em-startups/. Acesso em: 20 dez. 2023.
3KPIs financeiros para startups – quais são os principais indicadores-chave e como calculá-los. Vibee Unimed, 2023. Disponível em: https://www.vibeeunimed.com.br/kpis-financeiros-para-startups-quais-sao-os-principais-indicadores-chave-e-como-calcula-los/. Acesso em: 20 dez. 2023.
4 O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
5Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
6Quais são os KPIs que toda startup deve acompanhar no negócio? Abstartups, 2017. Disponível em: https://abstartups.com.br/quais-sao-os-kpis-que-toda-startup-deve-acompanhar-no-negocio/. Acesso em: 20 dez. 2023.
7Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
8Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
9“Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente não é mais o de conquistar novos clientes, mas sim de retê-los. Segundo o economista americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual.” (Conquistar um novo cliente custa entre 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Pine PR, 2021. Disponível em: https://jrs.digital/conquistar-um-novo-cliente-custa-entre-5-a-7-vezes-mais-que-manter-um-atual/#:~:text=Um%20dos%20maiores%20desafios%20que,do%20que%20manter%20um%20atual. Acesso em: 28 jan. 2024).
10Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
10Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
11Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
12O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
13O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
14Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
15O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
16Quais são os KPIs que toda startup deve acompanhar no negócio? Abstartups, 2017. Disponível em: https://abstartups.com.br/quais-sao-os-kpis-que-toda-startup-deve-acompanhar-no-negocio/. Acesso em: 20 dez. 2023.
17Almeida, Adriano. O papel dos principais KPIs financeiros para startups. Tiinside, 2023. Disponível em: https://tiinside.com.br/12/12/2023/o-papel-dos-principais-kpis-financeiros-para-startups/. Acesso em: 20 dez. 2023.
18Quais são os KPIs que toda startup deve acompanhar no negócio? Abstartups, 2017. Disponível em: https://abstartups.com.br/quais-sao-os-kpis-que-toda-startup-deve-acompanhar-no-negocio/. Acesso em: 20 dez. 2023.
19O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
20O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
21Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
22Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
23Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
24Quinalha, Rodrigo. KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/kpi-indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 20 dez. 2023.
25O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
26O que é KPI? 6 indicadores startup essenciais para acompanhar. Zendesk, 2023. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/indicadores-startup/. Acesso em: 20 dez. 2023.
27Guia dos KPIs em startups: como planejar, avaliar e apresentar seus indicadores. Comece com o Pé Direito, 2023. Disponível em: https://www.comececomopedireito.com.br/blog/kpis-em-startups/. Acesso em: 20 dez. 2023.
28Guia dos KPIs em startups: como planejar, avaliar e apresentar seus indicadores. Comece com o Pé Direito, 2023. Disponível em: https://www.comececomopedireito.com.br/blog/kpis-em-startups/. Acesso em: 20 dez. 2023.
29Guia dos KPIs em startups: como planejar, avaliar e apresentar seus indicadores. Comece com o Pé Direito, 2023. Disponível em: https://www.comececomopedireito.com.br/blog/kpis-em-startups/. Acesso em: 20 dez. 2023.
30KPIs financeiros para startups – quais são os principais indicadores-chave e como calculá-los. Vibee Unimed, 2023. Disponível em: https://www.vibeeunimed.com.br/kpis-financeiros-para-startups-quais-sao-os-principais-indicadores-chave-e-como-calcula-los/. Acesso em: 20 dez. 2023.
31Guia dos KPIs em startups: como planejar, avaliar e apresentar seus indicadores. Comece com o Pé Direito, 2023. Disponível em: https://www.comececomopedireito.com.br/blog/kpis-em-startups/. Acesso em: 20 dez. 2023.
32Quais indicadores de desempenho usar para medir startups? Cubo Itaú, 2022. Disponível em: https://blog.cubo.network/quais-indicadores-de-desempenho-usar-para-medir-startups. Acesso em: 20 dez. 2023.
33Tomada de decisão: o que é, quais são os tipos e dicas de como fazer. Resultados Digitais, 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/tomada-de-decisao/#:~:text=Sem%20dados%2C%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20poss%C3%ADvel,e%20antecipar%2Dse%20aos%20acontecimentos. Acesso em: 31 jan. 2024.