Por Gabriel Neves
Introdução – O que são os OKR (Objectives and Key Results)?
Semelhante aos KPI (Key Performance Indicators) – mais comumente utilizados no Brasil – os OKR (Objectives and Key Result) também compõem uma metodologia para gestão empresarial. Contudo, diferente dos KPI, o foco dos OKR é a gestão de metas, utilizada para promover o alinhamento e engajamento de toda a sua Startup, a fim de alcançar objetivos de forma mensurável.
Essa metodologia é extremamente simples e pode ser utilizada em qualquer Startup – qualquer que seja seu segmento ou porte – por meio de um caminho descomplicado: (i) montar os Objetivos de sua Startup em um prazo determinado; e (ii) criar as Metas (ou key results/resultados chaves) para alcançar esses objetivos.
Para melhor entendimento, segue um exemplo prático de OKR:
Objetivo: Iniciar a atuação e presença da Startup na cidade de São Paulo.
Meta/Key Result 1: Aumentar o faturamento mensal de R$ X para R$ Y;
Meta/Key Result 2: Aumentar a quantidade de colaboradores de A para B;
Meta/Key Result 3: Encontrar um polo tecnológico na cidade de São Paulo em que a Startup possa participar.
Essas metas possuem o propósito de alinhar a equipe de colaboradores da Startup com o que é, de fato, o objetivo principal da empresa, de modo a criar uma cultura de alta performance1 em períodos curtos e com metas audaciosas.
Assim, esse artigo irá se aprofundar nos benefícios e em como aplicar a metodologia OKR em sua Startup, assim como apresentar as diferenças entre esse método de gestão e o método KPI.
Benefícios da metodologia OKR
Os benefícios da metodologia OKR decorrem do engajamento da equipe com os objetivos e metas definidos pela Startup, e podem ser exemplificados em 4 ganhos2 distintos:
- Alinhamento da equipe: Durante o prazo definido nos OKR, toda a equipe da Startup (incluindo a liderança) saberá o que fazer e onde a empresa quer chegar com os colaboradores;
- Foco da equipe: A partir dos OKR, a equipe da Startup saberá quais as tarefas principais para alcançar os objetivos da empresa, e quais demandas são mais ou menos importantes, de modo que as atividades menos importantes poderão ser eliminadas da rotina corporativa;
III. Transparência da liderança: A utilização dos OKR aumenta a clareza de onde a liderança da Startup quer chegar e a clareza nas cobranças de serviços a serem prestados pelos colaboradores, caso esses estejam indo bem ou não no cumprimento das metas;
- Colaboração entre a equipe: A resolução dos OKRs são objetivos coletivos e principais. Assim, facilita com que os colaboradores da Startup ajudem uns aos outros, em oposição a apenas focarem em suas demandas individuais.
Como aplicar na prática a metodologia OKR?
Para que a sua Startup possa aplicar a metodologia OKR na prática, deve-se inicialmente utilizar o seguinte entendimento3 como base para a definição concreta dos Objetivos e das Metas/Key Results:
- Objetivos: Os Objetivos são “onde a Startup quer chegar?” e devem ser qualitativos, inspiracionais e engajadores. Ou seja, devem ser pensados para melhorar, de algum modo, a qualidade e o dia a dia da Startup – inclusive (e especialmente) englobando os próprios colaboradores – a fim de que toda a equipe da empresa sinta que vai se beneficiar no atingimento deste Objetivo e, consequentemente, se inspire e se engaje mais no cumprimento das Metas;
- Metas/Key Results: Já as Metas/Key Results são “como alcançar os Objetivos?” e devem ser mensuráveis (seja por meio de um percentual, valores ou números), quantitativas (não pode ser apenas uma meta geral, como “aumentar o faturamento”), atingíveis (não podem ser impossíveis de serem alcançadas) e ambiciosas (que deixarão a equipe da Startup engajada durante todo o prazo dos OKR).
A partir dessa base, a sua Startup já poderá começar a deliberar sobre a criação e aplicação na prática da metodologia OKR. Para isso, recomenda-se que não sejam criados muitos Objetivos ou Metas de uma só vez – para que o foco da equipe não fique disperso durante o prazo estipulado –, bem como não sejam irreais e impossíveis de serem atingidos – para não desmotivar a equipe.
Nesse sentido, o ideal é que os Objetivos ou Metas reflitam a realidade e o momento da empresa, seja em suas qualidades ou quantidades. Empresas como a Google4 recomendam a criação de em torno de 5 Metas/Key Results para cada Objetivo (correspondente a um período trimestral para desenvolvimento e atingimento das Metas), sendo algumas Metas maiores e outras menores, e que o próprio Objetivo gire em torno de OKR trimestrais. Isso pois, caso o OKR seja muito curto ou irreal, será impossível de ser atingido; mas, caso seja muito longo ou simples, para a equipe da Startup não esqueça das Metas e se mantenha engajada (e, em razão disso, os OKR precisam ser atualizados regularmente).
Contudo, caso o seu interesse seja de apenas testar a aplicação da metodologia OKR em sua Startup para verificar o engajamento da equipe, é possível que os primeiros Objetivos e Metas/Key Results sejam reduzidos5 (tanto em quantidade quanto em prazo), a fim de acostumar a liderança e os colaboradores, assim como compreender as melhores formas de aplicar à realidade da empresa.
Por fim, recomenda-se que, na construção dos OKR, a liderança atue em colaboração com toda a equipe da empresa6. Primeiro, a preferência é que os OKR sejam definidos em conjunto com as próprias equipes que trabalharão para a sua conquista; dessa forma, os colaboradores poderão decidir o que é de fato importante para suas equipes, de modo a se manterem mais engajados para o seu atingimento. Além disso, o ideal também é estabelecer reuniões periódicas entre a liderança e as equipes – ou com os líderes das equipes, a depender do tamanho de sua Startup – para debater a situação atual dos OKR e acordarem em planos de ação para seu atingimento.
A partir de todo esse detalhamento, passa a ser possível que sua Startup inicie, na prática, a utilização da metodologia OKR. Para isso, a Google disponibiliza7 dois documentos modelos – também chamados de templates – para facilitar a introdução de toda a equipe à essa prática, cuja utilização recomendamos: clique aqui para acessar o docs disponibilizado pela Google, ou aqui para acessar o spreadsheet.
Diferenças entre as metodologias OKR e KPI
A partir da compreensão de como é operada a metodologia OKR, é importante entender quais suas diferenças com a metodologia KPI (Key Performance Indicators), para que a sua Startup possa trabalhar com os dois métodos – sem confundí-los –, unindo-os para extrair o melhor das duas práticas.
De forma objetiva, é possível exemplificar que os OKR são onde a Startup quer chegar – o ponto final – (os Objetivos), e qual o caminho a ser percorrido para isso (as Metas/Key Results). Por sua vez, os KPI são os indicadores de localidade da Startup, ou seja, se a empresa precisa e do que precisa para levar algum indicador chave para outro ponto desejado.
Nesse sentido, o OKR é “menos burocrático” que o KPI, pois, enquanto o segundo é mais focado no dia a dia da operação, o primeiro possui um Objetivo que deixa de forma clara para equipe qual é o foco principal da Startup, bem como as Metas/Key Results, que irão monitorar periodicamente para validar se a liderança e as equipes da empresa estão no caminho certo.
Caso o seu interesse seja se aprofundar mais no tópico dos KPI, nosso blog já publicou um Guia Prático de KPI para Startups. Recomendamos a leitura e a aplicação conjunta das metodologias OKR e KPI, a fim de alavancar o crescimento da sua Startup e do engajamento de suas equipes!
Conclusão
Por meio do estudo realizado, entende-se a importância da aplicação da metodologia OKR (Objectives and Key Results) para que a equipe de sua Startup esteja mais focada nos objetivos reais de crescimento da empresa. Nesse sentido, consultar um profissional de sua confiança e seguir os preceitos legais são passos essenciais para o apropriado relacionamento com seus colaboradores. Caso tenha interesse em receber maiores informações e publicações relacionadas aos direitos empresariais, fique conectado no site e nas redes sociais da Caputo Duarte Advogados.
*Gabriel Neves – Estagiário no Escritório Caputo Duarte Advogados. Graduando em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Membro do grupo de pesquisa “O Direito Privado na Contemporaneidade” da UFPel; Atuação em projetos de escrita científica com foco em direito digital, empresarial e contratual; Estágio nos setores Trabalhista, Startups, e Empresarial; Estágio na Caputo Duarte Advogados, assessoria empresarial especializada em startups e empresas de base tecnológica.
Notas e Referências
1 SEBRAE. Como o Google nos ensinou a definir e alcançar objetivos. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-o-google-nos-ensinou-a-definir-e-alcancar-objetivos,5fff288acc58d510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 29 out 24.
2 BASSO, Samuel M. Entenda o que são os OKRs. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mdzaBnwOazg. Acesso em: 29 out 24.
3AEVO. OKR: conceito, exemplos e diferença para KPI – com Gabriela Vargas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UcBuEZAC_2s. Acesso em: 29 out 24.
4GOOGLE. Set goals with OKRs. Disponível em: https://rework.withgoogle.com/en/guides/set-goals-with-okrs. Acesso em: 29 out 24.
5DÓRIA, Ricardo. Metodologia OKR – Como Manter os Objetivos Claros e o Time Unido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NcZpTW2eI70. Acesso em: 29 out 24.
6SEBRAE. Como o Google nos ensinou a definir e alcançar objetivos. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-o-google-nos-ensinou-a-definir-e-alcancar-objetivos,5fff288acc58d510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 29 out 24.
7GOOGLE. Set goals with OKRs. Disponível em: https://rework.withgoogle.com/en/guides/set-goals-with-okrs. Acesso em: 29 out 24.