Por Nathally Taylor Reis
INTRODUÇÃO
Apesar de grandes jogos digitais serem muito comuns, por serem bem elaborados e com um grande enredo por trás, existe uma categoria que vem ganhando muito espaço, os Hypercasual Games (jogos hipercasuais). Esses tipos de games são jogos bem simples, muitas vezes sem histórias, que basicamente são jogados apenas para o jogador passar o tempo em diferentes momentos do dia e que acabam sendo viciantes, por serem rapidamente jogáveis e fáceis de entender.
Para quem deseja iniciar no mundo do desenvolvimento de jogos, este gênero pode ser um ótimo ponto de início, pois pode ser desenvolvido de maneira rápida, desenhando e animando personagens. Afinal, um simples círculo ou quadrado na tela já são o suficiente. Até mesmo os cenários podem ser apenas um fundo com uma única cor.1 Como tipos de experiências que o jogador tem nesses jogos, podem ser citados: quebra-cabeças; habilidade; juntar; desviar; e empilhar.
Nos últimos anos, os jogos hipercasuais cresceram muito no mercado digital. Alguns dados que comprovam é que, em 2021, eles representavam mais da metade do total de downloads de jogos e faziam parte de mais de um terço dos 100 jogos mais baixados em todo o mundo, além de ocupar 10 dos 15 primeiros lugares nos rankings de downloads de jogos. E, ainda que os números tenham tido uma leve queda em 2022, o gênero hipercasual manteve sua liderança. 2
PARA QUE PÚBLICO É DESTINADO
Apesar de uma das grandes vantagens dos jogos hipercasuais seja a sua grande popularidade, isso pode fazer com que seja mais difícil chegar ao seu público-alvo ideal.
Um exemplo é a Voodoo, empresa conhecida por lançar hypercasual e casual games, que só no ano de 2017 lançou 29 jogos na App Store (loja de aplicativos da Apple), sendo que 14 deles foram apenas em novembro. Todavia, desses jogos, somente 11 deles chegaram ao Top 10.3
Contudo, isso não significa que é impossível um desenvolvedor conseguir sucesso, pois há casos como o Flappy Bird (imagem abaixo). Que foi o primeiro jogo hipercasual mais popular do mundo, desenvolvido por Dong Nguyen em um período aproximado de dois a três dias, e lançado em 2013, mesmo só vindo a ter sucesso em 2014.4 Mesmo que de início o jogo não tenha chamado muita atenção, em seu auge chegou a ganhar 50.000 dólares por dia com anúncios in-app.5
6
QUAIS AS FORMAS DE MONETIZAÇÃO
Como a maioria dos jogos hipercasuais podem ser baixados e jogados de forma gratuita, existem dois principais métodos de monetização desse modelo de jogos, que são:
-
- Anúncios in-app (IAA): Estratégia de monetização em que os desenvolvedores de jogos ganham dinheiro exibindo anúncios no aplicativo aos usuários. Dentro desse método, existem três formatos – Banner Ads (anúncios em banner); Interstitial Ads (anúncios intersticiais); e Rewarded Video Ads (anúncios premiados). Apesar dos usuários desse tipo de jogo já estarem acostumados, os desenvolvedores devem tomar cuidado aos incluírem anúncios in-app, pois pop-ups ou intersticiais constantes distraem e podem afastar os jogadores;
- Compras in-app (IAP): São compras no aplicativo realizadas pelos usuários que costumam comprar itens necessários para avançar no jogo, como moedas, armas e ferramentas semelhantes.
As compras dentro do aplicativo são muito comuns nas categorias de estratégia, simulação, RPG e jogos híbridos-casuais, nos quais os usuários são obrigados a se envolver com o jogo e passar algum tempo jogando. Pelo contrário, em jogos hipercasuais que não exigem muito esforço dos jogadores, o método IAP é um pouco mais difícil de ser utilizado em razão da mecânica simples e o ciclo de vida curto desse tipo de jogo.
Portanto, apenas cerca de 10% da receita geral dos jogos hipercasuais é gerada por meio de compras dentro do aplicativo; os outros 90% vêm da publicidade no aplicativo:
Isso demonstra uma predominância bastante grande desse tipo de monetização por parte dos desenvolvedores de games hipercasuais, tendo em vista que o IAA é o método mais fácil de ser implementado. Além disso, outras estratégias podem aumentar o lucro do desenvolvedor, como promoção cruzada, segmentação, notificações push e in-app bidding.
IMPACTO DO HYPERCASUAL NO MUNDO DOS GAMES
Atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos um jogo do gênero hipercasual instalado no smartphone. O fenômeno iniciou em 2018, quando este tipo de jogo começou a despontar nos top charts de plataformas mobile.7
O hypercasual, por possuir um input muito simples (one finger), regras claras e não punitivas, foi o primeiro gênero de games com muitos novos jogadores que não costumam jogar outros games. Este fenômeno que antes somente era visto na Atari e, mais recentemente, no lançamento do Nintendo Wii, isso se dá em razão de muitas pessoas não possuírem o hábito de se divertir jogando jogos digitais, mas passarem a dar uma chance a este meio de entretenimento quando a fórmula utilizada no desenvolvimento é alterada.
Foi no ano em que foi declarada a pandemia do COVID-19 que este gênero despontou. Conforme dados da Sensor Tower de 2020, ano da pandemia, os games mobile da categoria Hyper Casual foram responsáveis por 31% dos downloads globais de jogos, ou seja, mais de 6,3 bilhões de downloads.8
Os dados da Sensor Tower mostram a relevância desses games, principalmente durante a pandemia, considerando que no período mais contundente do isolamento social, a procura por entretenimento doméstico aumentou. A necessidade de encontrar alternativas aos passeios e encontros presenciais cresceu, refletindo claramente no acesso a jogos digitais.9
Apesar desses dados, é interessante observar algumas outras tendências deste mercado para o próximo ano, tendo em vista que o setor de games está em constante crescimento e evolução. No próximo tópico, iremos abordar um pouco mais sobre os informativos neste sentido.
QUAIS INDICADORES OBSERVAR
Como tendência para os próximos anos, menciona-se a ascensão do gênero de jogo híbrido-casual, que são jogos são igualmente simples e divertidos, mas com novas funcionalidades diversas do que vemos nos jogos hipercasuais, como tabelas de classificação, progresso do jogador (com a oportunidade de ganhar habilidades adicionais, por exemplo), funcionalidades sociais e opções para desbloquear conteúdos adicionais através de compras in-app.10
Atualmente, os profissionais na área estão almejando atingir não apenas uma recompensa imediata, que é comum em jogos hipercasuais, mas também maximizar o Valor Vitalício (LTV – Life Time Value) do game, a fim de otimizar a experiência dos players e fomentar um envolvimento mais profundo da comunidade, além de prolongar o tempo de jogo e incentivar gastos mais substanciais.
Isso envolve ainda uma ênfase maior na escala, com o propósito de estimular as fusões e aquisições entre estúdios de games, em que grandes players visam adquirir desenvolvedores especializados, para alavancar novos usuários e ampliar a audiência.
Para os estúdios de menor porte, essa dinâmica representa uma oportunidade única, possibilitando o acesso a apoio financeiro crucial para aprimorar suas ofertas, investir em marketing e destacar seus jogos em um mercado competitivo.
Por fim, e em análise conjunta dos dados apresentados, conclui-se que essa tendência prevê uma ascensão notável dos jogos híbrido-casuais, catalisando tanto o engajamento quanto a fidelização dos jogadores, resultando em um LTV mais robusto. Essa evolução revela a natureza dinâmica e estratégica do cenário de jogos, nos quais a busca pela excelência na experiência do usuário se alinha com a necessidade de adaptação constante diante das mudanças no mercado.11
Para maiores informações e publicações relacionadas com startups, empresas de base tecnológica e studios de games, fique conectado no site e nas redes sociais da Caputo Advogados.
*Nathally Reis – Advogada, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS); atuação em projetos no Tecnopuc Startups, como o Startup Garage e TecnopucLaw, iniciativa da escola de Direito para auxílio às empreendedores do Tecnopuc nas suas questões jurídicas. Atualmente, advogada no Caputo Advogados Associados, assessoria empresarial com ênfase em Startups e Estúdios de Games.
Referências
1Hanashira, Akiro. Jogos Hiper Casuais – O gênero de jogo do momento. TreinaWeb, 2018. Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/jogos-hiper-casuais-o-genero-de-jogo-do-momento. Acesso em: 20 dez. 2023.
2Wagner, Michal. How lightweight hyper casual games became the heavyweights of mobile gaming. Appsflyer, 2023. Disponível em: https://www.appsflyer.com/pt/blog/mobile-marketing/mobile-marketing-hyper-casual-games/. Acesso em: 20 dez. 2023.
3Hanashira, Akiro. Jogos Hiper Casuais – O gênero de jogo do momento. TreinaWeb, 2018. Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/jogos-hiper-casuais-o-genero-de-jogo-do-momento. Acesso em: 20 dez. 2023.
4Hanashira, Akiro. Jogos Hiper Casuais – O gênero de jogo do momento. TreinaWeb, 2018. Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/jogos-hiper-casuais-o-genero-de-jogo-do-momento. Acesso em: 20 dez. 2023.
5Game ‘Flappy Bird’ arrecada R$ 119 mil por dia com anúncios, diz criador. G1, 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2014/02/game-flappy-bird-arrecada-r-119-mil-por-dia-com-anuncios-diz-criador.html. Acesso em: 20 dez. 2023.
6Dapon, Milky. What Are Hypercasual Games? Adjoe, 2022. Disponível em: https://adjoe.io/glossary/hypercasual-games/#:~:text=Hypercasual%20games%20are%20mobile%20games,a%20short%20period%20of%20time. Acesso em: 20 dez. 2023.
7Vieira, Everton. Izyplay Fase 2: Os Hyper-Casuals. Linkedin, 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/izyplay-fase-2-os-hyper-casuals-izyplay-game-studio/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 30 dez. 2023.
8Magnani, Vitor. Como jogos Hyper Casual têm impactado o mundo dos games. Forbes, 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/12/como-jogos-hyper-casual-tem-impactado-o-mundo-dos-games/. Acesso em: 20 dez. 2023.
9Magnani, Vitor. Como jogos Hyper Casual têm impactado o mundo dos games. Forbes, 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/12/como-jogos-hyper-casual-tem-impactado-o-mundo-dos-games/. Acesso em: 20 dez. 2023.
10Wagner, Michal. How lightweight hyper casual games became the heavyweights of mobile gaming. Appsflyer, 2023. Disponível em: https://www.appsflyer.com/pt/blog/mobile-marketing/mobile-marketing-hyper-casual-games/. Acesso em: 20 dez. 2023.
11Wagner, Michal. How lightweight hyper casual games became the heavyweights of mobile gaming. Appsflyer, 2023. Disponível em: https://www.appsflyer.com/pt/blog/mobile-marketing/mobile-marketing-hyper-casual-games/. Acesso em: 20 dez. 2023.